Sunday, September 17, 2006

BRASIL NO NAZISMO ?







































Nazistas
desfilam na Praça da Afândega,no dia da Bandeira Nacional,19 de novembro de 1937 e fazem demonstração em Ijuì ,Rio Grande do Sul,Brasil.

A expressão política e ideológica era favorável à ação da militância nazista.Cetenas de associações,sociedades de socorro mútuos,escolas,,jornais articulavama cominidade de teuto-gaúchos,formando cerca de 900 mil pessoas na década de 30, oferecendo cenário para a ação dos nazistas militante, e a conveniência das autoridades brasileiras facilitava estas operações. Em 1935 foi criado o Instituto-Germano-Brasileiro.Seu dirigente era o nazista Thiago Wuerth. O líder da Deutsch-Brrasillianiser Jugendring ( Juventude -Teutonia -Brasileira).Hans Neubert,aparecia em público vergando o uniforme da SA(tropa de choque)e 25 jovens foram enviados à Alemanha, para acampar com a juventude hitlerista.
A pesar disto, os antinazistas entre os teuto-brasileiros se movimentava. Conseguiram impedir a Sociedadede Ginástica Turnerbund, a maior do Estado, de filiar-se,em 1937, a Federação de Ginástica na Alemanha,Derrotados,120 militantes nazistas ,entre elesm o chefe Walter Hornig,demitiram-se.
Na foto acima à esquerda, é um grupo de integralistas em Ijuí em 1937,Que usavan a letra grega,substituindo a suástica nas brasileiras que tiveram influência nas colônias alemãs e italianas.
A n similitude ideológica com o fascismo e o nazismo aproximou o integralismo,criado pelo paulista Plínio Salgado, de lideranças nas colônias alemãs e italianas do Rio Grande do Sul.
Os integralistas se aproximaram das idéias nazistas em três pontos:
1.no violento anticomunismo;
2.no antiliberalismo;
3.no preconceito contra o capital internacional.
Não aceitavam a superioridade racial ariana,no entanto Plínio Salgado exaltava o caboclo brasileiro.Muitos ativistas até 37 participaram de eleições e de violentas políticas como a do Caí,em 1935,quando foram´responsáveis por duas mortes,os integralistas silenciaram após a tentativa de assaltar o Palácio do Catete para matar Getúlio em 1938. O fato gerou uma repressão naciolnal contra os filiadosà AIB (AçãoIntegralista Brasileira).
Depois da redemocratização de 1945,organizados no PRP(Partido de Representação Popular),os integralistas mantiveram alguma influência no voto das colônias alemãs e italianas,tendo se tornado um fiel de balança eleitoral entre o PTB e os outros partidos conservadores do Estado do Rio Grande do Sul.Em 1958 ,Brizola fez polêmica aliança e se elegeu governador com o apoio dos cerca de 70 mil votos do PRP.
Como vimos existe semelhanças de idéias da politica que resurgiu após ao nazismo que influenciou ,no Brasil ,na Ditadura de Vargas,através de uma constituição fascista .
O movimento antinazicmo no Rio grande do Sul contou com a participação do setor agropastoril bem como no centrurbano como ocorreu em porto Alegre em 10 dde agosto de 1942.quando ocorreu vários quebra-quebras,saques e a oopulação antinazista atacou as empresas de propriedades de teuto-gaíchos quando exigiram a declaração deguerra aos países do Eixo.
Na foto onde aparece o cartaz Bayer (Alemã) ,nesta rua em Rio Grande teve uma manifestação antinazista em 12 de setembro de 1942..Gauchos participaram da guerra contra o nazismo e um deles morto em combate se torna símbolo da libertação italiana.A vitória do Aliados acelera o fim do Estado Novo.n A medida que o nazismo foi sendo derrotado na Europa o Estado Novo de Getulio foi decaindo.
Osvaldo Aranha foi o chanceler anti-Reich,foi embaixador nos Estados Unidos,este gaúcho foi o homem mais influente do Brasil ,pois na época ,assina acordos comerciais com o presidente Roosevelt na Casa Branca ,A legislação trabalhista ,a CLT ,foi uma herança do nazismo de...no periodo da Ditadura de Getulio Vargas

By **Adelei***17191612044429 chazg
(fonte de pesquisa ZERO HORA)




















No comments: