Sunday, September 17, 2006

NAZISMO NO BR ???

Getúlio D, Vargas manda queimar todas as bandeiras dos Estados ,no dia 19 de novembro(Dia da Bandeira),no Rio de Janeiro, entre elas a badeira do Estado do Rio Grande do Sul ,vitoriosa na Revolução de 1930,,bandeira histórica e cheia de tradições representada pelo escudo"Republica Riograndense"Como no Rio Grande do Sul as colônias eram 50% de origem alemã e italiana oque representavam mais de 50% também da renda
O perfil do Estado Novo (ditadura)era semelhante ao regime fascista que dominava a Alemanha e a Itália. O Rio Grande do Sul foi o que mais sofreu a influência do sucesso do regime fascista .onde as manifestações nazistas eram permitidas,abertamente. Usavam uniformes militares fascistas,ostentavam bandeiras com suásticas .Jovens louros faziam manifestações num estádio de futebol no estádio Renner,no bairro Navegantes ,em Porto Alegre.As manifestações eram feitas em entrevistas no jornal Correio do Povo de Porto Alegre.
Depois da Primeira Guerra Mundial ,entraram no Brasil até 1933 cerca de 87 mil alemães de profissões urbanas e não agrícolas. Ficaram entre São Paulo ,Rio de Janeiro e Porto Alegre.
Entre estes ,vieram cerca de 500 militantes nazistas e escolheram Porto Alegre.Os militantes operavam entre o teutos,hostilizando hostentavamente as lideranças antinazistas;boicotando as exportações de produtos para a Alemanha, pois ,Hitler já governava a Alemanha.
Em 1934 ,o governo de Getúlio Vargas se aproximou doReich alemão ,expandindo a exportação de produtos brasileiros para a Alemanha,entre eles , produtos gaúchos como o fumo e o couro. Em 1939 se registrou o boicote nazista pelos produtos do Rio Grande do Sul como o do fumo.

By **Adelei....***140906072900 chazg
fonte de pesquisa Zero Hora

No comments: